SIMULADOS SPAECE

GUIA DE APRENDIZAGEM 2015 – 2º PERÍODO

GUIA DE APRENDIZAGEM 2015 – 2º PERÍODO

 (1º ANO ELETROTÉCNICA, INFORMÁTICA, CONTABILIDADE E ENFERMAGEM)
PROFESSOR
DISCIPLINA
ANTONIO CARLOS PINTO DA SILVA
LÍNGUA PORTUGUESA

1. JUSTIFICATIVA DO PERÍODO:
Os conteúdos selecionados para o segundo período têm por objetivo desenvolver nos alunos habilidades e competências que os auxiliem a reconhecer recurso utilizado pelo escritor na abordagem de experiências comuns de formas diferentes, para estilizar, dar um enfoque mais original ao texto conferindo emotividade e contornos poéticos às suas escritas, assim como, os diferentes tipos e gêneros textuais facilitando a interpretação textual.

2. CONTEÚDOS:
Gramática: * Origem da língua portuguesa; * Sentido denotativo e conotativo; * Figuras de linguagens.
Literatura:. * Os gêneros literários; * Trovadorismo; * A poesia no período trovadoresco; * Humanismo; * A poesia palaciana * A prosa do período humanista.
Produção textual: * Linguagens entre textos, entre linhas; * Coesão textual e coerência textual; * Descrever, narrar e dissertar; * Tipologia Textual.

3. COMPETÊNCIAS
Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

3.1. HABILIDADES
H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
H27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

3.2. DESCRITORES
D3. Inferir o sentido de palavra ou expressão. D9. Reconhecer o gênero discursivo. D10. Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros.  D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras frases ou expressões. D21 - Reconhecer o efeito decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos. D22. Reconhecer efeitos de humor e ironia.

4. ATIVIDADES DIDÁTICAS:
Aulas expositivas, seminário, Atividades em grupos, atividades individuais, filmes, Apresentação de slide.
5. VALORES: Respeito e cooperação
6. ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Atividades diagnósticas, Pesquisas, Apresentação de trabalhos.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Oralidade, escrita, resolução de exercícios, realização de trabalhos e desempenho nas avaliações.
8. FONTES DE APRENDIZAGEM:
* Novas Palavras/Emília Amaral... [et al.]. -2 ed.- São Paulo: FTD, 2013; Livros paradidáticos; Jornais; revistas; Internet.
9. AULAS PREVISTAS NO PERÍODO: 36 aulas- 1º Eletrotécnica; 36 aulas – 1º Contabilidade; 36 aulas – 1º Enfermagem; 36 aulas 1º informática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário