GUIA DE APRENDIZAGEM 2015 – 2º PERÍODO
(1º ANO
ELETROTÉCNICA, INFORMÁTICA, CONTABILIDADE E ENFERMAGEM)
PROFESSOR
|
DISCIPLINA
|
ANTONIO CARLOS
PINTO DA SILVA
|
LÍNGUA
PORTUGUESA
|
1.
JUSTIFICATIVA DO PERÍODO:
Os conteúdos
selecionados para o segundo período têm por objetivo desenvolver nos alunos
habilidades e competências que os auxiliem a reconhecer recurso
utilizado pelo escritor na abordagem de experiências comuns de formas
diferentes, para estilizar, dar um enfoque mais original ao texto conferindo
emotividade e contornos poéticos às suas escritas, assim como, os diferentes
tipos e gêneros textuais facilitando a interpretação textual.
2. CONTEÚDOS:
Gramática: * Origem da língua portuguesa; * Sentido
denotativo e conotativo; * Figuras de linguagens.
Literatura:. * Os
gêneros literários; * Trovadorismo; * A poesia no período trovadoresco; *
Humanismo; * A poesia palaciana * A prosa do período humanista.
Produção textual: * Linguagens entre textos, entre linhas; *
Coesão textual e coerência textual; * Descrever, narrar e dissertar; *
Tipologia Textual.
3. COMPETÊNCIAS
Competência de área 6 – Compreender e usar os
sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização
cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão,
comunicação e informação.
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos
de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
Competência de área 8 – Compreender e usar a língua
portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da
organização do mundo e da própria identidade.
3.1. HABILIDADES
H15 - Estabelecer relações entre o
texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto
histórico, social e político.
H16 - Relacionar informações sobre
concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
H18 - Identificar os elementos que
concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de
textos de diferentes gêneros e tipos.
H22 - Relacionar, em diferentes
textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 - Inferir em um texto quais são os
objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos
procedimentos argumentativos utilizados.
H24 - Reconhecer no texto estratégias
argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a
intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
H27 – Reconhecer os usos da norma
padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
3.2. DESCRITORES
D3. Inferir o sentido de palavra ou expressão. D9. Reconhecer
o gênero discursivo. D10. Identificar o propósito comunicativo em diferentes
gêneros. D19 -
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras frases ou
expressões. D21 - Reconhecer o efeito decorrente do emprego de recursos estilísticos
e morfossintáticos. D22. Reconhecer efeitos de humor e ironia.
4. ATIVIDADES DIDÁTICAS:
Aulas expositivas, seminário, Atividades em grupos, atividades
individuais, filmes, Apresentação de slide.
5. VALORES: Respeito e cooperação
6. ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Atividades diagnósticas, Pesquisas, Apresentação de trabalhos.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Oralidade, escrita, resolução de exercícios, realização de trabalhos e
desempenho nas avaliações.
8. FONTES DE APRENDIZAGEM:
* Novas Palavras/Emília Amaral... [et al.]. -2
ed.- São Paulo: FTD, 2013; Livros paradidáticos; Jornais; revistas; Internet.
9. AULAS PREVISTAS NO PERÍODO: 36 aulas- 1º
Eletrotécnica; 36 aulas – 1º Contabilidade; 36 aulas – 1º
Enfermagem; 36 aulas 1º
informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário