Competência 2 –
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo argumentativo em prosa.
O segundo aspecto a ser avaliado no seu texto é a
compreensão da proposta de redação - esta exige que o participante escreva um
texto dissertativo argumentativo, que é o tipo de texto que demonstra a verdade
de uma ideia ou tese. É mais do que uma simples exposição de ideias. Nessa
redação, o participante deve evitar elaborar um texto de caráter apenas
expositivo. É preciso apresentar um texto que expõe um aspecto relacionado ao
tema, defendendo uma posição, uma tese. É dessa forma que se atende ás
exigências expressas pela Competência 2 da Matriz de Avaliação do Enem.
O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a
tese se organiza. Em âmbito mais abrangente, o assunto recebe uma delimitação
por meio do tema, ou seja, um assunto pode ser abordado por diferentes temas.
Seguem algumas recomendações para essa elaboração:
a) Leia com atenção a proposta da
redação e os textos motivadores, para compreender bem o que está sendo
solicitado.
b) Evite ficar preso ás ideias
desenvolvidas nos textos motivadores, porque foram apresentados apenas para
despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade.
c) Não copie trechos dos textos motivadores.
Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus
conhecimentos sobre o tema.
d) Reflita sobre o tema proposto para
decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e como defendê-lo.
e) Reúna todas as ideias que lhe
ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para
usá-las no desenvolvimento do seu texto.
f) Desenvolva o tema de forma
consistente para que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente, o
que significa que a progressão textual é fluente e articulada com o projeto do
texto.
g) Lembre-se de que cada parágrafo
deve desenvolver um tópico frasal.
h) Examine, com atenção, a introdução
e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim.
i) Utilize informações de várias
áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que
acontece no mundo.
j) Evite recorrer a reflexões
previsíveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema
proposto.
l) Mantenha-se dentro dos limites do
tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é um dos
principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem
ocorrer: fuga total ao tema ou fuga parcial ao tema.
O
quadro, a seguir, apresenta os seis níveis de desempenho que serão utilizados
para
avaliar a Competência 2 das redações do Enem 2013:
200
pontos
|
Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo,
e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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160
pontos
|
Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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120
pontos
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Desenvolve o tema por meio de
argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo argumentativo,
com proposição, argumentação e conclusão.
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80 pontos
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Desenvolve o tema recorrendo á
cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do
texto dissertativo-argumentativo, não atendendo á estrutura com proposição, argumentação e
conclusão.
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40 pontos
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Apresenta o assunto, tangenciando o
tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com
traços constantes de outros tipos textuais.
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0 ponto
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Fuga ao
tema/não atendimento à estrutura dissertativa argumentativa.
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FONTE: Matriz da avaliação da redação do Enem 2013
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