Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguisticos
necessários
para a construção
da argumentação.
Os
aspectos a serem avaliados nesta Competência
dizem respeito à estruturação
lógica e
formal entre as partes da redação.
A organização
textual exige que as frases e os parágrafos
estabeleçam
entre si uma relação
que garanta a sequenciação
coerente do texto e a interdependencia
entre as ideias. Esse encadeamento pode ser expresso por conjunções,
por determinadas palavras, ou pode ser inferido a partir da
articulações dessas ideias. Preposiçõees, conjunções,
adverrbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do
texto, porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases
e parágrafos. Cada parágrafo será composto de um ou mais períodos
também articulados; cada ideia nova precisa estabelecer relação
com as anteriores. Assim, na produção da sua redação, você deve
utilizar variados recursos linguisticos que garantam as relações de
continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso. Na
avaliação desta Competência, será considerado o seguinte aspecto:
*
Encadeamento textual
Para
garantir a coesão
textual, devem ser observados determinados princípios
em diferentes níveis:
-
Estruturação
dos parágrafos
– um parágrafo
é uma
unidade textual formada por uma ideia principal à
qual se ligam ideias secundárias.
No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos
podem ser desenvolvidos por comparação,
por causa-consequência,
por exemplificação,
por detalhamento, entre outras possibilidades. Deve haver uma
articulação
entre
um parágrafo
e outro.
-
Estruturação
dos períodos
– pela própria
especificidade do texto dissertativo-argumentativo, os períodos
do texto são,
normalmente, estruturados de modo complexo, formados por duas ou mais
orações,
para que se possa expressar as ideias de causa-consequência,
contradição,
temporalidade, comparação,
conclusão,
entre outras.
-
Referenciação
– as referências
a pessoas, coisas, lugares e fatos são
introduzidas e, depois, retomadas, à
medida que o texto vai progredindo.
Esse
processo pode ser expresso por pronomes, advérbios,
artigos ou vocábulos
de base lexical, estabelecendo relações
de sinonímia,
antonímia,
hiponímia,
hiperonímia,
uso de expressões
resumitivas, expressões
metafóricas
ou expressões
metadiscursivas.
RECOMENDAÇÕES
Procure
utilizar as seguintes estratégias de coesão para se referir a
elementos que já apareceram no texto:
a)
substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais,
possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização,
artigos;
b)
substituição de termos ou expressões por sinônimos, antônimos,
hipônimos, hiperônimos, expressôes resumitivas ou expressôes
metafóricas;
c)
substituição de substantivos, verbos, períodos ou fragmentos do
texto por conectivos ou expressões que resumam e retomem o que já
foi dito; e
d)
elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados ou sejam
facilmente identificáveis.
Resumindo:
na elaboração
da redação,
você deve
evitar:
-
frases fragmentadas que comprometam a
estrutura lógico-gramatical;
-
sequência
justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos,
reproduzindo usos tópicos
da oralidade;
-
frase com apenas orações
subordinada, sem orações o
principal;
-
emprego equivocado do conector
(preposição,
conjunção,
pronome relativo, alguns advérbios
e locuções
adverbiais) que não
estabeleça
relação
lógica
entre dois trechos do texto e prejudique a compreensão
da mensagem;
-
emprego do pronome relativo sem a
preposição,
quando obrigatória;
e
-
repetição
ou substituição
inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela
língua
(pronome, advérbio,
artigo, sinônimo).
O
quadro, a seguir, apresenta os seis níveis
de desempenho que serão
utilizados para avaliar a Competência
4 das redações
do Enem 2013:
200
pontos
|
Articula
bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de
recursos coesivos.
|
160
pontos
|
Articula
as partes do texto com poucas inadequações e apresenta
repertório diversificado de recursos coesivos.
|
120
pontos
|
Articula
as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e
apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
|
80
pontos
|
Articula
as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações
e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
|
40
pontos
|
Articula
as partes do texto de forma precária.
|
0
ponto
|
Ausência
de marcas de articulação, resultando em fragmentação das
ideias.
|
FONTE: Matriz da avaliação da redação do Enem 2013
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