Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
O
quinto aspecto a ser avaliado no seu texto é a apresentação de uma
proposta de intervenção para o problema abordado. Por isso, a sua
redação, além de apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em
argumentos consistentes, deve oferecer uma proposta de intervenção
na vida social. Essa proposta deve considerar os pontos abordados na
argumentação, deve manter vínculo direto com a tese desenvolvida
no texto e coerência com os argumentos utilizados, já que expressa
a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão
discutida.
A
proposta de intervenção precisa ser detalhada de modo a permitir ao
leitor o julgamento sobre sua exequibilidade, portanto, deve conter a
exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para
realizá-la.
A
proposta deve, ainda, refletir os conhecimentos de mundo de quem a
redige, e a coerência da argumentação será um dos aspectos
decisivos no processo de avaliação. É necessário que ela respeite
os direitos humanos, que não rompa com valores como cidadania,
liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Ao
redigir seu texto, procure evitar propostas vagas, gerais; busque
propostas mais concretas, específicas, consistentes com o
desenvolvimento de suas ideias.
Antes
de elaborar sua proposta, procure responder ás seguintes perguntas:
O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida
social? Como viabilizar essa proposta?
O
seu texto será avaliado, portanto, com base na combinação dos
seguintes critérios:
a)
presença
de proposta x ausência
de proposta; e
b)
proposta com detalhamento dos meios para sua realização
x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.
O
quadro, a seguir, apresenta os seis níveis de desempenho que serão
utilizados
para
avaliar a Competência
5 das redações
do Enem 2013:
200
pontos
|
Elabora
muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao
tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
|
160
pontos
|
Elabora
bem proposta de intervenção relacionada ao
tema e articulada à
discussão
desenvolvida no texto.
|
120
pontos
|
Elabora,
de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao
tema e articulada à
discussão
desenvolvida no texto.
|
80
pontos
|
Elabora,
de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao
tema e articulada à
discussão
desenvolvida no texto.
|
40
pontos
|
Apresenta
proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao
assunto.
|
0
ponto
|
Não
apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não
relacionada ao tema ou ao assunto.
|
FONTE: Matriz da avaliação da redação do Enem 2013
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