Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
A primeira competência a ser
avaliada em seu texto é o domínio da modalidade escrita formal da língua.
Você
já aprendeu que as pessoas não escrevem e falam do mesmo modo, uma vez que são
processos diferentes, cada qual com características próprias. Na escrita
formal, por exemplo, deve-se evitar, ao relacionar ideias, o emprego repetido
de palavras, como “e”, “ai”, “dai”, “então”, próprias de um uso mais informal.
Por
isso, para atender a essa exigência, você precisa ter consciência da distinção
entre a modalidade escrita e a oral, bem como entre registro formal e informal.
Outra
diferença entre as duas modalidades diz respeito à constituição das frases. No
registro informal, elas são muitas vezes fragmentadas, já que os interlocutores
podem complementar as informações com o contexto em que a interação ocorre,
mas, no registro escrito formal, em que esse contexto não estão presente, as
informações precisam estar completas nas frases.
A
entoação, recurso expressivo importante da oralidade, e as pausas, que conferem
coerência ao texto, são muitas vezes marcadas, na escrita, por meio dos sinais
de pontuação. Por isso, as regras de pontuação assumem também essa função de
organização do texto.
Na
redação do seu texto, você deve procurar ser claro, objetivo e direto, empregar
um vocabulário mais variado e preciso, diferente do que utiliza quando fala, e
seguir as regras estabelecidas pela modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa. Além disso, o texto dissertativo-argumentativo escrito exige que
alguns requisitos básicos sejam atendidos.
Além
dos requisitos de ordem textual, como coesão, coerência, sequênciação, informatividade,
há outras exigências para o desenvolvimento do texto
dissertativo-argumentativo:
* ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
* precisão
vocabular; e
* obediência
às regras de:
- concordância nominal e verbal;
- regência nominal e verbal;
- pontuação;
- flexão de nomes e verbos;
- colocação de pronomes oblíquos (Átonos e tônicos);
- grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de
letras maiúsculas e minúsculas); e
- divisão silábica na mudança de linha (translineação).
O
quadro, a seguir, apresenta os seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a
Competência 1 das redações do Enem 2013:
200 pontos
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Demonstra
excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de
escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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160 pontos
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Demonstra bom
domínio da modalidade escrita formal da Lingua Portuguesa e de escolha de
registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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120 pontos
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Demonstra domínio
mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de
registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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80 pontos
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Demonstra domínio
insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos
desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
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40 pontos
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Demonstra domínio
precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma
sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha
de registro e de convenções da escrita.
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0 ponto
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Demonstra
desconhecimento da modalidade escrita formal da
Língua
Portuguesa.
FONTE: Matriz da avaliação da redação do Enem 2013 |
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